Produto revolucionário nem sempre é bom negócio.

A sua inteligência no seu negócio

Produto revolucionário nem sempre é bom negócio.

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Sabe aquela ideia de produto que vai revolucionar o mercado?
Cuidado com ela!

Uma nova ideia sempre é bem vinda quando você já atua no mercado dessa ideia. Uma melhoria de determinado produto não se aplica neste caso, pois o mercado já conhece e usa um produto, e o seu é melhor. Aí tudo é maravilhoso.
O que quero explicar aqui é sobre uma ideia realmente revolucionária, um produto sem antecessores, aquele que vai resolver todos os problemas…

Há alguns anos surgiu o airbag para motociclistas, lembra? Ideia revolucionária e que realmente salvava vidas em caso de acidentes. Após quase 10 anos, você conhece alguém que use esse acessório?
Me lembro bem de matérias jornalísticas, anúncios na TV e nas revistas especializadas. Ele vendeu airbags? Certamente que sim, mas… quantos?

Uma revolução implica em mudar uma cultura, apresentar que o produto existe, explicar como funciona, para quê serve, e principalmente convencer o consumidor que ele realmente precisa daquilo.
Tudo isso envolve custos altíssimos de implantação, divulgação e captação de clientes.
Não que não seja possível emplacar um produto assim, claro que é, mas a dificuldade será bem maior e o retorno acontecerá mais lentamente.

As vezes é melhor ser o segundo maior… os custos e o trabalho pesado, já ficaram a cargo do primeiro.