PARA QUEM VOCÊ VAI VENDER?

A sua inteligência no seu negócio

PARA QUEM VOCÊ VAI VENDER?

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Se você respondeu que vai vender seu produto para todos (mesmo sendo produto de massa), você está dando tiros para todos os lados. Cuidado, um tiro pode acertar o seu pé.
Quanto mais você segmentar o seu mercado, menor o custo de abordagem e maior a chance de sucesso. Segmente o seu mercado.

O QUE É SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES?

A segmentação nada mais é que a seleção dos clientes pelo qual a empresa deseja relacionar-se.

1 – PLANEJE UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM

Escolha quais clientes você pretende atingir (isso é de suma importância) e elabore uma estratégia de abordagem. Essa abordagem pode ser através de vendas diretas ou pelos canais de comunicação (marketing).

A estratégia de abordagem pode começar através da compreensão do mercado atual. Fazer um levantamento através de uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para entender qual é a situação atual, bem como o que o seu produto ou serviço enfrentará quando for inserido nele.

2 – NÃO SEJA MUITO EXPANSIVO NO SEGMENTO DE CLIENTES

O ideal é ser o mais específico possível. Saiba a categoria, se o cliente é consumidor final ou intermediário, o que levam eles a comprar aquele produto, os hábitos de compra e motivações. Dessa forma, não haverá erro quanto ao seu empreendimento ser perfeito para o cliente certo.

Para tanto, é imprescindível utilizar de modo personalizado colocando o cliente como único, que ele entenda que aquela proposta foi desenvolvida exclusivamente para ele. Uma pesquisa de satisfação de clientes com a situação do mercado ajudaria na hora de compreender os pontos que podem ser explorados e melhorados na venda de um produto.

3 – ESCOLHA CLIENTES PELA FACILIDADE DE SE COMUNICAR E DE SE ENCONTRAREM

Você jamais poderá estar distante dos seus cientes. E assim, você poderá montar um grande perfil para alcançar e aumentar seus clientes. Consequentemente, suas vendas aumentarão e seu produto será muito mais atraente dentro do seu nicho de mercado.

Mesmo que o seu produto seja de alto consumo, defina sempre grupos de clientes distintos, e inicie as estratégias focadas nesses pequenos grupos.